quarta-feira, setembro 06, 2006

Pequenas Soluções

Mais algumas dicas interessantes
-Se você costuma se atrapalhar e não sabe se está trabalhando o direito ou o avesso do tricô ou crochê, observe onde está a ponta inicial do fio. Se estiver a sua direita, o direito do trabalho está virado para o seu lado.
-Acostume-se a fazer marcações com um fio de cor diferente,enfiado no lugar certo, para evitar contar malhas, pontos e carreiras a todo momento, principalmente quando executar aumentos ou diminuições.
-Se a tensão de seu ponto é diferente em carreiras feitas pelo avesso ou pelo direito (isso acontece mais em tricô que em crochê),prejudicando o resultado de seu trabalho, experimente usar agulhas de medidas diferentes: uma mais fina para as carreiras em que os pontos ficam frouxos e outra mais grossa para as carreiras em que os pontos ficam apertado.
-Trabalhando em tricô, tenha sempre a mão dois ou três alfinetes de segurança: eles são necessários para prender as malhas em certas fases do trabalho, evitando que escapem.
-Se tiver que desmanchar parte de um trabalho de tricô e tornar apegar as malhas, pegue-as com agulha meio ponto mais fina do que aquela que está usando. Assim, será mais fácil e rápido. Depois, continuea execução com a agulha mais grossa.·
- Para esconder as pontas de fios que foram emendados, use uma agulha de crochê e não uma de costura. O trabalho será mais rápido e oresultado melhor. Enfie a agulha nos pontos que precedem o fio solto,pegue-o e puxe por dentro de cinco ou seis malhas ou pontos, com ogancho da agulha. Corte fora o excesso.
-Se a lã não foi suficiente e a que comprou depois não tiver atonalidade exata da primeira, deixa-a para usar nos arremates: golas,punhos, sanfonas. Assim, a diferença passará despercebida. Ou então trabalhe cerca de 10cm em carreiras alternadas, com a lã antiga e a lã nova, a fim de minimizara diferença de colorido.·
-Guarde sempre as sobras de lã. Elas poderão ser úteis para consertos futuros.
-Se você está seguindo uma receita de tricô com pontos de trança e não tem à mão agulhas auxiliares para deixar as malhas à espera,use um grampo grande, de cabelo, daqueles de prender coques ou tranças. As malhas não escaparão e o trabalho ficará leve e prático.
-· Para que as ourelas fiquem firmes em seus trabalhos de tricô,teça a primeira malha de cada carreira pelo avesso. A margem ficará forte e será bem mais fácil costurar as diversas partes umas nas outras.
-Se você precisar interromper seu trabalho de tricô ou crochê,quando retomá-lo, desmanche algumas carreiras. Se não fizer isto, ele ficará marcado e não sairá mais, nem lavando.
-Para tornar a pegar as malhas - no tricô - use agulha meio ponto mais fina.
-Mesmo que tenha pressa, nunca suspenda o trabalho sem ter chegado até o final da carreira, para evitar que a linha espiche no local em que ficou presa à agulha à espera. Do contrário, surgirão buracos difíceis de eliminar, mesmo lavando e passando a ferro.·
-Quando terminar um novelo e começar outro no meio do trabalho, é bom fazer a mudança no início de uma carreira para evitar emendas no meio, ainda que desperdice um pouco de fio.
-· Se você vai utilizar uma lã cara como angorá, mohair, cashmere, não escolha para seu agasalho modelos extravagantes, de última moda.Um pulôver ou casaquinho clássico, com manga raglã ou de cava, em ponto simples, que valoriza a lã, durará muitos anos.

4 comentários:

Vânia Dias disse...

Adorei as dicas, meu ponto sempre sai apertado..rs..já adotei esta dica de usar uma agulha maior...da certo!
bjinhos
Vânia

Claudia H disse...

Que bom que gostou amiga!
B-jos

Anônimo disse...

Oi!

Primeira d emts visitas que virão!! Adorei as dicas e vi suas agulhas ficaram perfeitas!
Vou colar seu LINK-me lá no blog achei eles lindos estou na dúvida qual colocar..rsssr

abs
Mone

Anônimo disse...

Olá Claudia adorei seu blog, esta muito delicado. É a primeira vez que te visito.
Gostei das dicas que vc pegou com a sol, pois quando ela parou, confesso que fiquei com dó dessa parte desaparecer.
Foi uma ideia ótima.
Tambem estou aqui cozinhando os miolos para tambem ter o meu blog, pois tenho muitas coisas artesanais guadadas. Um dia eu chego lá. Por hora fico só nas visitas.
Bjs.
Rosely
rosely.marcon@uol.com.br

Free Image Hosting at www.ImageShack.us