quarta-feira, setembro 06, 2006

Mais dicas Especiais

Mais algums dicas excelentes do extinto blog Montricot

Sobras
-Mesmo que você tenha poucas sobras de linha ou barbante de cada cor, faça toalhinhas em tricô ou crochê, com listras coloridas, para um jogo americano. Forre com tecido liso, deixando uma boa borda, demodo a formar um barrado em toda a volta. Faça os guardanapos na mesma fazenda. Arremate-os com uma carreirinha de crochê.

Roupa usada
-Se a roupa não pode ser remendada, corte-a em quadrados ou retângulos, passe uma costura em volta (à máquina, em pontoziguezague), para que as malhas não corram. Emende-os e faça almofadas coloridas para jogar sobre a cama ou o sofá. Se preferir, emende os quadrados para formar uma colcha macia para a cama ou berço do bebê. Forre em tecido de algodão, em cor que combine. Ou, ainda, arme um xale, comprido ou triangular, para os dias mais frios e forre-o com lã fina e macia, lisa ou com florzinhas do campo.

Um pulôver diferente
-Transforme o pulôver do ano passado num modelo diferente,trabalhando meios pontos de crochê sobre as costuras dos lados e dos ombros, em duas cores, em carreiras juntinhas e paralelas.
Ou borde, em ponto de cruz, motivos coloridos, letras, nomes, frases engraçadas.
-Aplique figuras de animais, recortadas em tecidos, nos gasalhos das crianças, presas com costura invisível ou ponto de caseado.

Malhas que crescem
-Se o pulôver ficou curto, porque a criança cresceu, você podere proveitá-lo. Basta tirar um fio bem junto à margem inferior, pegar s malhas com uma agulha e tricotar carreiras coloridas, em listras inas ou grossas. Faça o mesmo nos punhos das mangas e nas pernas das alças.
-Se as mangas de sua blusa estiverem muito surradas, pegue as malhas m toda a volta e faça uma ou duas carreiras de arremate. Depois, borde florzinhas na frente, em ponto cheio. Assim, você terá umcolete florido, para usar com saias ou calças compridas.
-Renove as roupas de tricô e crochê· Uma aplicação tricotada à mão ou à máquina, em cor contrastante ou dourada, transforma em novo um velho vestido oupulôver de malha.
-Se o pulôver de tricô de sua filha ficou muito curto, pegue as malhas em toda a volta da borda inferior e tricote, formando babados, amentando a espaços regulares. Continue - sempre aumentando regularmente - até o comprimento da saia, para formar um vestidinho. O próprio peso da saia esticará a blusa. Escolha um tom um pouco mais escuro que o da blusa, mas na mesma cor.
-Os pulôveres de crochê também podem ser aproveitados da mesmamaneira. Escolha para a saia um ponto rendado ou em conchas.

Cinco sugestões para você aproveitar uma velha malha
1 - Tire as mangas e a gola e debrue em tecido o decote e as cavas.
2 - Abra na frente e aplique uma pala de tecido, pespontando à mão ou à máquina.
3 - Aproveite o modelo original, aplicando reforços em tecido, nosombros e cotovelos.
4 - Transformada em colete, debrue a malha em toda a volta e passe um cadarço na frente.
5 - Debrue decote e cavas e acrescente um bolso recortado da manga quefoi retirada.Para consertar o pulôver·

-Se o pulôver estiver furado, não tente remendá-lo. Em vez disso,compre fio de seda para bordar, em tonalidade um pouco mais clara ou mais escura que a roupa furada. Borde poás em pontos cheios,começando por um poá que feche e esconda o furo e mais alguns emtorno, em triângulo, círculo ou espalhados.

Meias de Tricot
-Se estiverem rasgadas nas pontas dos pés, desfaça esta parte e tricote algumas carreiras em outra cor ou em listras.

Manta em quadrados
-Use sobras de lã - de todas as cores - para confeccionar uma manta bem quentinha e de execução simples. Faça quadrados em tricô ou crochê, até o número desejado para compor uma manta no tamanho que idealizou. Depois, emende-os com costura invisível (ponto de bainha),executada em lã ou, se preferir, em crochê (meio ponto baixo)
Se você quiser ter menos trabalho, faça em tricô ou crochê quadrados ou retângulos com 20 por 30cm e recorte outros em tecido namesma dimensão. Para armar, alterne os de tricô ou crochê com os detecido, como num tabuleiro de xadrez. Os de tecido podem ser em cor lisa, como preto, castanho, cinza, verde-musgo, etc.

Almofadas de renda· Aproveite os centros de mesa em renda de crochê que você não usa. Aplique-os sobre almofadas de veludo ou cetim de algodão,redondas ou ovais. Escolha o tecido em tonalidade escura para destacaro trabalho.

Manchas
-O vinagre é um ótimo produto para enxaguar lã ou seda natural,porque reaviva as cores e, ao mesmo tempo, remove resíduos de manchas.
-A água oxigenada, para lavar tricô ou crochê, deve ser usada a 12 volumes e, assim mesmo, diluída: 1 parte de água oxigenada para 10partes de água. Mas só a utilize em fios brancos, pois ela desbota oscoloridos .
-· A aguarrás pode ser usada, mas com muita cautela, pois quase sempre deixa um halo em volta da mancha
-Use o álcool com muito cuidado em fibras sintéticas e sempre diluído em um pouco de água.
-Dilua a amônia em água, antes de utilizá-la. É um ótimo tira-manchas, porém muito forte. A solução ideal é: 1 colher desopa de amônia para 1/2 litro de água. Não a utilize em sedas puras.
-A água sanitária só deve ser usada em trabalhos com fios dealgodão - linhas ou barbantes - brancos. Use-a sempre diluída emágua e não deixe a roupa mergulhada mais de 15 minutos.
-Como tira-manchas, a benzina evapora rapidamente e não deixa halos. Mas tome cuidado ao utilizá-la em fios sintéticos. Faça uma experiência antes.
-Um pouco de glicerina, misturada à água de enxágüe, torna as roupas de tricô e crochê mais macias .
-A terebintina é um outro removedor de manchas muito eficiente, masnão pode ser usada em determinados fios sintéticos.
-Os tira-manchas que existem no comércio, em pasta ou em spray,geralmente dão ótimos resultados.

Manchas de frutas
-Umedeça-as com um chumaço de algodão embebido em vinagre ou emleite fervente. Enxágüe depois, sempre com água fria.

Manchas de sorvete
-Umedeça a mancha com um chumaço de algodão embebido em benzina.Depois, espalhe por cima talco ou maisena. Quando estiver bem seca, passe uma escova macia.

Manchas de chá ou café
-Se o tricô ou crochê foi executado com fios de algodão - linhaou barbante - lave com água e sabão ou, se necessário, com um poucode água sanitária diluída em água.· Se forem trabalhados com fios sintéticos, cubra a mancha com um pedaço de tecido embebido em água misturada a um pouco de amônia.· Se as manchas de chá ou café são antigas, amoleça-as com um pouco de glicerina, antes de removê-las.

Manchas de vegetais
-Molhe a mancha com um chumaço de algodão embebido em água com umpouco de amônia (1 litro de água com 1 colher de sopa de amônia).
-Se o tricô ou crochê manchado for muito delicado, em algodão ou lã pura, use água oxigenada a 12 volumes (1 colher de sopa). diluída em um copo de água.
-Em ambos os casos, passe depois sobre a mancha uma solução de 1colher de sopa de vinagre branco e 1/2 copo de água antes de lavar a roupa completamente.

Manchas de caneta esferográfica
-Em roupas trabalhadas em fios de algodão, molhe com leite cru e depois lave com água e sabão neutro. Se a mancha foi muito resistente, acrescente à água algumas gotas de acetona.
-Em lãs naturais ou sintéticas (dralon, orlon e outras), tire a mancha com álcool a 90°, mas antes faça uma experiência verificar se não afeta o colorido.

Nenhum comentário:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us