Conheci esta técnica passeando pelos blogs americanos e através dos grupos que participo.
Há quem diga que o termo correto é bloquear, e não blocar, uma vez que o principal objetivo é dar nova forma à peça, ou seja, bloquear a forma primeira.
Existem basicamente duas técnicas para se bloquear (vou chamar desta forma):algumas bloqueiam à frio e outras quente, ou seja, a vapor.
A bloqueagem a vapor usa o ferro a vapor que nunca poderá entrar em contato direto com a peça. Alguns dizem que este processo achata o fio, mas como eu nunca fiz, não sei dizer qual eu gosto mais.
O processo da bloqueagem à frio consiste basicamente em molhar a peça e, depois de tirar o excesso de água, estendê-la sobre uma superfície plana e firme prendendo as pontas com muitos alfinetes conforme a forma que desejar dar à peça e esperar secar completamente. Caso seja uma blusa, o processo deve ser feito antes de costurar as partes.
Nos Estados Unidos existem tábuas para se bloquear, com marcadores e etc, mas aqui o que vale é a nossa criatividade para fazer adaptações. A Solange utiliza aqueles quadrados de borracha para crianças, mas você também pode colocar a peça esticada em cima de uma toalha, numa superfície lisa. Muitos dizem que este processo dá um efeito mais natural, porém quando a peça é lavada, é necessário repetir o processo novamente (principalmente se a peça for um xale). Como ainda não lavei a minha blusa, não sei dizer como ela ficará.
Eu me adaptei e utilizei o que tinha em casa, portanto usei um quadro de cortiça como base.
Aqui está a frente molhada e devida mente alfinetada no quadro de cortiça:

E haja alfinetes!


No final o resultado parece mágica.
Quem ainda estava sem coragem para tentar, pode ir em frente, pois é super fácil!